ANUNCIO1

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A LEI MARIA DA PENHA E A VIOLENCIA CONTRA MULHERES NO AMAZONAS

A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É UMA REALIDADE QUE COMEÇA MUITO CEDO NA VIDA DAS MULHERES. ALÉM DELA OCORRER NO AMBIENTE DA CASA E DA FAMÍLIA, ESPAÇO QUE NATURALMENTE DEVERIA SER DE SEGURANÇA E CONFORTO.
EM UM ESPAÇO DE MENOS DE 24 HORAS EM MANAUS DOIS CRIMES DE HOMICIDIOS ENVOLVENDO MULHERES FORAM REGISTRADOS.
NA RUA SANTO ANTONIO PARQUE SÃO PEDRO A COZINHEIRA OTAVIANA DOS SANTOS RIBERIO DE 31 ANOS FOI MORTA A FACADAS PELO SEU MARIDO O ´PEDREIRO DINAILDO PAIVA DA ROCHA 39 APÓS VIOLENTA DISCUSSÃO.MOTIVO CIÚMES. ELES ESTAVAM CASADOS HÁ 13 ANOS.
-NA ALAMEDA COSME FERREIRA, APÓS ANOS DE SOFRIMENTO E EMBRIAGUÊS , ONTEM AS 10 HORAS DONA ANTONIA FRANCINELMA FONSECA , DE 29 ANOS MATOU SEU COMPANHEIRO , O AUXILIAR DE METALURGICO JULIO CÉSAR PEEIRA DA SILVA DE 41 ANOS, ELA FOI PRESA EM FLAGRANTE E LEVADA PARA DELEGACIA DE HOMICIDIOS ONDE DECLAROU QUE “ NÃO TINHA A INTENÇÃO DE MATÁ-LO E FICOU ENLOQUECIDA AO LIGAR PRA ELE E PECEBER QUE ESTAVA BÊBADO OUTRA VEZ” O CASAL TINHA 5 FILHOS E FRANCINELMA ERA AGREDIDA FRERQUENTEMENTE PELO COMPANHEIRPO ALCOOLIZADO.
-DE ACORDO COM AS MULHERES QUE SOFRERAM AGRESSÕES, OS MARIDOS E COMPANHEIROS FORAM OS RESPONSÁVEIS POR 87% DOS CASOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. EM RELAÇÃO AO TIPO DE VIOLÊNCIA SOFRIDA, 59% APONTARAM A VIOLÊNCIA FÍSICA, 11% SOFRERAM VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA E 17% JÁ VIVENCIARAM TODOS OS TIPOS DE VIOLÊNCIA. A LEI MARIA DA PENHA QUALIFICA CINCO TIPOS DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: A FÍSICA, A MORAL, A PSICOLÓGICA, A PATRIMONIAL E A SEXUAL.
OS MOTIVOS PRINCIPAIS DA VIOLÊNCIA, SEGUNDO AS ENTREVISTADAS SÃO O USO DO ÁLCOOL (45%) E O CIÚME DOS MARIDOS (23%). É IMPORTANTE DESTACAR, TAMBÉM, QUE PARA 28% DAS MULHERES AGREDIDAS A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA É UMA PRÁTICA DE REPETIÇÃO E “DE VEZ EM QUANDO” ELA VOLTA PARA ASSOMBRAR A TRANQÜILIDADE DO LAR.
NO AMAZONAS

-7 MULHETRES FORAM ASSASSINADAS NO PERÍODO DE 1º DE JANEIRO A 31 DE MARÇO DESTE ANO SEGUNDA A DELEGACIA DE HOMICÍDIOS.

-A MEDIA DE ATENDIMENTOS NA DELEGACIA DA MULHER AUMENTOU PARA 5 CASOS POR DIA ESTE ANO.

- ANO PASSADO FORAM REGISTRADOS MAIS DE 10 MIL CASOS DE AGRESSÕES CONTRA A MULHER.

NO CANAL LIVRE :
-MAIS DE 30 CASOS DE AGRESSÕES CONTRA A MULHER DE JANEIRO A ABRIL DESTE ANO CHEGANDO A 10 CASOS POR DIA NO MES DE ABRIL.

Mario Batista
É Professor e Produtor do Programa Canal Livre da Tv Rio Negro Manaus-Am.

Nenhum comentário:

Defesa do general Paulo Sérgio rifa Bolsonaro, coloca ex-presidente no centro do golpe e enfurece aliados

  Por Andréia Sadi Apresentadora do Estúdio i, na GloboNews. Teoria é de que general demoveu (fazer mudar de ideia) Bolsonaro de tomar '...