Segunda-feira, 5 de novembro
Boa noite! Aqui estão as principais notícias para você terminar o dia bem-informado.
Por G1
A equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro oficializou o trabalho de transição. O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi indicado como coordenador da transição. Lorenzoni, o futuro ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, anunciou 10 grupos técnicos e 27 nomes para a tarefa. Mais cedo, Bolsonaro se encontrou com o embaixador italiano para discutir a extradição do ex-ativista Cesare Battisti. O presidente eleito afirmou que fará "tudo o que for legal" para extraditar Battisti "imediatamente".
Novo governo
O presidente eleito Jair Bolsonaro e o embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini — Foto: Reprodução
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) disse em entrevista gravada para a TV Aparecida que já será um "grande passo" se o Congresso aprovar, ainda neste ano, mudança para idade mínima para aposentadoria no serviço público e no privado, 62 anos para mulheres e 65 para homens, com a regra de transição até 2042. Bolsonaro ainda afirmou que, apesar do "desânimo em Brasília", espera que pelo menos parte da reforma seja aprovada antes da sua posse.
Pela manhã, Bolsonaro recebeu em sua casa, no Rio, os embaixadores da Itália e da China no país. O diplomata italiano afirma que Bolsonaro conversou com ele sobre Cesare Battisti, ex-ativista condenado a prisão perpétua na Itália sob acusação de 4 assassinatos. O presidente eleito diz que fará 'tudo o que for legal' para extraditar Battisti 'imediatamente'.
Transição
Deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator do pacote de medidas contra a corrupção — Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
Onyx Lorenzoni, deputado federal e futuro ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro, foi nomeado ministro extraordinário do governo de transição pelo presidente Michel Temer. Ele anunciou a criação de 10 grupos técnicos e 27 nomes da equipe que vai discutir as medidas a serem tomadas no início da gestão.
Quem ficará no local dele na Câmara será o suplente Washington “Coração Valente”, ex-atacante do Fluminense. No Twitter, o presidente eleito afirmou que, a partir desta semana, começará a ter os acessos inciais "a números e informações que serão passadas aos brasileiros".
- Ex-atacante do Fluminense deve herdar vaga na Câmara
- Moro sai de férias e diz que pedirá exoneração perto da posse
Líder do Senado
Montagem com imagens de Cid Gomes, Esperidião Amin, Renan Calheiros, Simone Tebet e Tasso Jereissati — Foto: Gustavo Lima, Luis Macedo, Edilson Rodrigues, Jeferson Rudy e Moreira Mariz, Agência Câmara e Agência Senado
Após o período eleitoral, senadores veteranos e novatos já começam a se movimentar em busca da cadeira de presidente da Casa em 2019. Embora negue, Renan Calheiros (MDB) se articula para ser líder do Senado pela 4ª vez. Nome agrada o PT, porém enfrenta resistência da ala pró-Bolsonaro e de parte do MDB. Cid Gomes, do PDT, pode ser o candidato da frente parlamentar formada por PSB, Rede e PPS. Esperidião Amim, do PP, é o candidato favorito dos senadores mais conservadores. Correndo por fora está a senadora Simone Tebet, também do MDB, que empolga quem gostaria de ver uma mulher comandando a Casa pela 1ª vez.
Sintonia Eleitoral
Para 58%, permissão para o aborto deve ser dada apenas em casos de estupro, risco de vida à mãe e anencefalia. Resultado é baseado em respostas à ferramenta Sintonia Eleitoral, do G1, que perguntou para eleitores temas de interesse nacional. Veja outros resultados:
- Eleitores dizem que governo deve fazer 'muito mais' para reduzir distância entre ricos e pobres
- Para maioria, povos indígenas devem ter controle sobre território
- Quase 70% dos eleitores concordam que o sistema previdenciário é insustentável
3 anos de Mariana
Mesmo com dois andares, casa do pai de Mauro Marcos da Silva não resistiu ao 'mar de lama' — Foto: Raquel Freitas/G1
Há 3 anos, o estouro da barragem de Fundão cobriu de lama distritos próximos de Mariana, em Minas Gerais. Em Bento Rodrigues, moradores ainda buscam reconstruir suas casas. Alguns falam de dificuldade para botá-las de pé do jeito que eram antes. Outros comemoram o andamento das obras. “Eu quero que seja semelhante ao que era antes, né? Com uma varanda, com telhado colonial como era antes, com janela de madeira e com bastante espaço que nem tinha”, planeja um dos moradores.
Pesca está proibida na foz do Rio Doce, em Linhares — Foto: Rafael Zambe/ TV Gazeta
Já no Espírito Santo, por onde a lama escorreu através do Rio Doce, pescadores adaptam sua rotina pela falta de peixes ou proibição da atividade. Alguns deles usaram o dinheiro que recebem de auxílio para investir na criação do animal em cativeiro. Mesmo assim, eles afirmam que ganham menos do que quando pescavam direto do rio.
1º dia do Enem
Provas do Enem 2018 — Foto: Ana Carolina Moreno/G1
No domingo, millhares de estudantes fizeram a primeira parte da prova do Enem 2018, que cobrou diversos conceitos de filosofia em ciências humanas, e questões sobre violência contra mulher, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, racismo e o Hino Nacional na prova de linguagens. A redação teve como tema "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet".
- Veja o gabarito extraoficial do 1º dia do Enem
- Ponto eletrônico é apreendido com gêmeos no Enem e passará por perícia
'El Chapo'
Traficante 'El Chapo' desembarca nos EUA após ser extraditado — Foto: G1
O chefe do tráfico mexicano Joaquin "El Chapo" Guzmán começou a ser julgado em um tribunal federal nos EUA pelos crimes de crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. Processo pode durar mais de 4 meses e condená-lo a prisão perpétua. Preso há quase dois anos, "El Chapo" é considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar.
Eleições nos EUA
Grupos ligados às minorias representativas nos Estados Unidos esperam eleger, nesta terça-feira (6), representantes para o Congresso Nacional norte-americano e para os governos estaduais. Mulheres, LGBT, minorias religiosas e "pessoas de cor" – termo usado no país para se referir a latinos (brancos ou não), índios, negros, asiáticos, e outras etnias minoritárias. O G1 listou as mudanças que estas eleições podem causar no cenário político norte-americano. Confira.
Caso Daniel
Polícia ouve principais envolvidos na morte do ex-jogador Daniel Correa
Mensagens trocadas entre o jogador Daniel e amigos mostram a "linha do tempo" do atleta momentos antes do crime. Daniel foi morto no fim de outubro em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O empresário Edison Brittes Júnior confessou o crime. Ele alegou ter matado Daniel porque o jogador tentou estuprar a esposa do empresário, Cristiana Brittes. Veja a linha do tempo dos momentos anteriores ao crime.
Nenhum comentário:
Postar um comentário