ANUNCIO1
terça-feira, 21 de novembro de 2023
Eleições 2024: A ascensão de Roberto Cidade e a quebra da polarização
O novato estrategista político teve ascensão meteórica e desponta como uma figura central nas eleições 2024
Por: Leon Furtado
O cenário político de Manaus é marcado pela ascensão meteórica de Roberto Cidade (UB), atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), que desponta como uma figura central nas eleições de 2024. O site O Poder com os cientistas políticos Afrânio Soares e Helso Ribeiro, analisaram o potencial do parlamentar para o pleito.
Início da Carreira Política
Roberto Cidade ingressou na política há pouco tempo, mas advém de uma família de políticos, com parentes que já foram prefeitos em importantes cidades do interior e um tio que já foi deputado. Além disso, a família Cidade possui um negócio sólido de transporte há muitos anos.
Em sua primeira eleição, Cidade obteve um total de 33 mil votos, sendo o segundo mais votado do pleito. Ainda em seu primeiro mandato, Cidade provou ser um grande articulador, conseguindo o apoio da maioria de seus pares para se tornar presidente da Assembleia Legislativa.
Soares destacou a trajetória bem-sucedida de Cidade, proveniente de uma família com profunda influência no cenário político local, especialmente na Calha do Madeira. A estratégia e análise de Cidade foram evidenciadas por sua rápida ascensão à presidência da Assembleia Legislativa durante o primeiro mandato. Para o especialista, o político “não está aqui apenas para cumprir seu papel, mas para ser um ator destacado”. A habilidade analítica e estratégica o posiciona como um articulador político hábil, desafiando as expectativas tradicionais.
Helso Ribeiro avaliou que a atuação de Cidade na política é de destaque. Ele demonstrou ser não apenas um político competente, mas também um estrategista astuto, garantindo sua presença proeminente nas decisões legislativas e no cenário político estadual.
“Ele é novo de idade e tá no segundo mandato. Ele teve um primeiro mandato atuante, participou, tanto que ainda no primeiro mandato se tornou presidente da Assembleia Legislativa. Isso não é muito comum pra um deputado de primeiro mandato. Então daí se vê a atuação dele. Agora, no segundo mandato, é bom lembrar que ele foi eleito com uma avalanche de votos. Quando falamos de experiência administrativa, olha, o que a gente pode ver, ele vem da iniciativa privada. Então eu não sei qual é a função dele nas empresas privadas da família dele. Lá na Assembleia Legislativa, eu acho que a condução dele tem sido decente. Você nunca ouviu falar de escândalos lá na Assembleia Legislativa”, observou Ribeiro.
Desafios e Oportunidades
Apesar de sua bem-sucedida trajetória política, Cidade enfrenta desafios significativos. Manaus, sendo a sétima maior cidade do Brasil e abrigando mais da metade da população do Estado do Amazonas, apresenta inúmeros problemas a serem resolvidos. Questões como a falta de calçadas adequadas para cadeirantes, a crescente população de rua, a necessidade de construção de habitação popular, a precariedade do transporte público e a depredação de logradouros públicos são apenas alguns dos desafios que um futuro prefeito de Manaus terá que enfrentar.
Ribeiro ainda disse que, caso a candidatura de Cidade tenha êxito, ele poderá contar com a ajuda do próprio governo do Estado. Com o apoio do governador e de metade da Câmara Municipal de Manaus, incluindo seu presidente, Cidade poderá implementar ações conjuntas entre a prefeitura e o governo do Estado.
“Eu perguntaria onde um cadeirante pode andar 500 metros em Manaus. Porque eu acho que não tem 500 metros de calçada. Você não encontra com facilidade. Até tem, mas você não encontra com facilidade. Saindo da minha rua, do meu prédio, não tem 500 metros de calçada para ele andar. Você vê cada vez mais pessoas morando na rua. Então, construção de habitação popular na cidade de Manaus é algo importante. A prefeitura não tem como dar conta disso sozinha. O transporte público, eu acho que é outro fardo da cidade. Eu também vejo que a prefeitura sozinha não tem condição de fazer isso. A prefeitura, o ensino fundamental, as creches, isso custa caríssimo. Acho que mais um ponto aí tem que ter ajuda. A depredação de logradouros públicos. Aí é uma guarda municipal existente. Uma outra questão que alguns insistem. Manaus tem poucas árvores. Não vale contar a Reserva Duque, o parque da UFAM, as ruas. Tudo isso são dificuldades que um futuro prefeito, ou mesmo atual, caso ganhe, isso aí são desafios para quem vem” , pontuou.
Polarizações
Soares sublinhou o amplo apoio conquistado por Cidade, que vai desde a máquina estatal até a Assembleia Legislativa e metade da Câmara Municipal. A entrada estratégica de Cidade nas eleições reconfigurou a polarização inicial entre o prefeito David Almeida (Avante) e o deputado federal Amon Mandel (Cidadania), tornando-se uma figura central na corrida eleitoral.
“A eleição estava literalmente polarizada entre o prefeito David Almeida e o deputado federal Amon Mandel. Com a entrada de Roberto Cidade, me parece que em poucos dias, em poucas semanas, ele já mostra que vai ser um player que não vem só para fazer um bom papel”, observou Soares, que enfatizou que “a capacidade de Cidade em unir diferentes correntes políticas é notável, revelando sua habilidade em formar alianças estratégicas” avaliou.
Ribeiro complementou essa visão, acrescentando que “a entrada de Cidade na disputa eleitoral redefiniu o tabuleiro político local. Sua habilidade em consolidar apoios tanto no âmbito estadual quanto municipal revelou uma estratégia política sofisticada e uma compreensão profunda das dinâmicas políticas locais.”
Soares concordou, acrescentando que “o futuro prefeito de Manaus terá uma tarefa hercúlea. Administrar uma cidade-estado exige um planejamento minucioso e parcerias estratégicas. Cidade terá a oportunidade de mostrar não apenas sua competência política, mas também sua habilidade em lidar com questões práticas e complexas”.
Expectativas
À medida que as convenções se aproximam, o cenário político de Manaus permanece dinâmico, com Roberto Cidade destacando-se como uma figura central, com sua trajetória, desafios e apoios distintos. O desfecho eleitoral, marcado por incertezas e oportunidades, está intrinsecamente ligado às complexidades e demandas da cidade-estado. O papel estratégico de Cidade e sua habilidade em construir alianças podem ser decisivos na corrida eleitoral, moldando o futuro político e administrativo de Manaus nos próximos anos.
Edição
da Redação Mario
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DOURAN IMÓVEIS PROMOVE FEIJOADA PARA NOVOS CLIENTES
Comprar um imóvel é muito mais do que garantir um teto. é escolher o lugar onde novas histórias serão vividas! Na Douran Imóveis, sabemos...
-
Plantão Policial Foto: Divulgação Ramon foi amarrado, torturado e morto com chutes, socos e pauladas pelo grupo criminoso no bairro de Petró...
-
A última sexta-feira , 5 de setembro , foi de braçadas cheias de energia, sorrisos e superação no Rio Tarumã. O Instituto Pedro Nicolas rea...
-
Candidatura à reeleição do senador do MDB hoje está ligada ao pré-candidato de Lula ao Governo do Amazonas, o senador Omar Aziz. Cenário p...

Nenhum comentário:
Postar um comentário