
Neuton Corrêa, da Redação do BNC Amazonas
Publicado em: 07/11/2025 às 08:33 | Atualizado em: 07/11/2025 às 08:33
O rio Amazonas registrou hoje, dia 7/11, o primeiro movimento de fim da vazante de 2025. E o movimento não foi de estabilidade, como normalmente acontece. Chegou água nova e o maior rio do Amazonas larga o seu movimento de cheia subindo três centímetros em 24 horas.
Isso porque nas 24 horas anteriores, de quarta para quinta-feira, o rio estava com um nível de 5,46 metros. Hoje, amanheceu com 5,49 metros.
A refência é a régua da cidade de Itacoatiara (AM), no porto mais importante do interior do Amazonas. A anotação é para a régua da Rede Hidrometereológica Nacional, do Serviço Geológico do Brasil/ANA.
A invertida no movimento do regime de águas do rio Amazonas causou estranhamento entre as pessoas que se debruçam sobre o tema. Isso porque, além de haver estabilidade e subir aceleradamente, o primeiro nível de cheia interrompe uma semana de vazante que começou com -5cm.
Por exemplo, no dia 1/11, o rio Amazonas estava com nível de 5,60m; no dia 2/11, baixou a 5,55m; na sequência, menos três cetímetros; depois, dois; porteriormente, dois centímetros. Contudo, hoje, cresceu três cetímetros.
Repiquete
Pela recocorrência natural, o movimento que se segue à interrupção de uma vazante é o repiquete, quando a água sobe e desce. É o que se vai observar nos próximos dias.
Outros movimentos de cheia

Nenhum comentário:
Postar um comentário