ANUNCIO1
quarta-feira, 13 de dezembro de 2023
O enfermeiro “CHICAO”, virado num SAMURAI destruiu por ciúmes o Polo Base de Saúde Indigena São Pedro,Rio Sapini.
NOTÍCIAS
Portal Pelo Amor de Deus
ENFERMEIRO DO DSEI SURTA E AGRIDE FISICAMENTE COM FACAS E ESTILHAÇOS DE VIDROS EQUIPE DE SAÚDE DO POLO BASE SÃO PEDRO DO RIO SAPATINI NO MUNICÍPIO DE LÁBREA, INTERIOR DO AMAZONAS
ENFERMEIRO DO DSEI SURTA E AGRIDE FISICAMENTE COM FACAS E ESTILHAÇOS DE VIDROS EQUIPE DE SAÚDE DO POLO BASE SÃO PEDRO DO RIO SAPATINI NO MUNICÍPIO DE LÁBREA, INTERIOR DO AMAZONAS
12 de dezembro de 2023 Mario Polícia
COMUNIDADE VOLTA DO BUCHO (LÁBREA) – A médica Luciana Sampaio e integrantes da equipe de saúde do Pólo Base São Pedro do Rio Sapatini, na noite do dia 29 de novembro deste ano, foram agredidos fisicamente pelo técnico enfermeiro, Francisco Pereira Costa, mais conhecido como “Chicão”.
O valentão “CHICAO” , segundo colegas de trabalho sempre teria ostentando corpo avantajado tentando surpreender a todos. Até agredir a própria esposa.
A motivação levantada para que justificar a reação do acusado, segundo Caciques e lideranças indígenas do Purus, por parte do agressor, “teria sido ciúmes da médica Luciana Sampaio com o odontólogo Gylderon Magno, integrante da equipe de saúde, com o fato acontecendo durante alguma fase do atendimento à população indígena.
Médica Luciana Sampaio (a direita do video), em reunião de trabalho no DSEI-Labrea.
Segundo informações colhidas no local por testemunhas, “Chicão” agrediu fisicamente toda a equipe de saúde designada para o atendimento no Pólo Base (médica, odontólogo, e auxiliar de saúde bucal). Na ação, o agressor fez uso de armas brancas, como faca e estilhaços de espelhos foram usados durante o conflito, “violando a integridade física dos integrantes da equipe e dos moradores da localidade”.
Uma pessoa familiarizada com a logística da assistência de atenção básica de saúde em aldeias da mesorregião amazonense do Purus, disse que “o Pólo Base São Pedro do Rio Sapatini “ é um ponto de Apoio da equipe e foi deteriorado pelo profissional, Francisco Pereira Costa, o Chicão”.
Diante da situação, “a comunidade relatou ainda que, “o profissional acusado utiliza-se do suposto parentesco com integrantes do CONDISI (Conselho Distrital de Saúde Indígena (CONDISI), da DEASI (Divisão de Atenção à Saúde Indígena) e da atual gestão do DSEI, em Lábrea, para exigir suposto favoritismo”. Uma fonte da FOCIMP (Federação das Organizações e Comunidades Indígenas do Médio Purus), sobre o assunto, negou que Francisco Pereira Costa, “O Chicão” seria indígena, podendo apenas ter se declarado indígena”.
Outro ponto informado, de acordo com o que foi relatado, “é que Chicão usando de um favoritismo junto ao Coordenador do DSEI, em Lábrea, teria feito com que as entrada da esposa médica para atendimento de pacientes em território indígena “seja exclusivamente na companhia dele”, trazendo assim, prejuízo às ações de saúde desenvolvidas nas aldeias”.
PIROU O CABEÇÃO – De acordo com testemunhas, “Chicão surtou com ciúmes da esposa com um odontólogo e agrediu fisicamente integrantes da equipe de saúde da equipe de profissionais que atendia a população em ambiente restrito”. Nas aldeias, por força do contrato de trabalho, no local não seria permitido a, parceiros e parceiras, convivem juntos, conforme normas do Ministério da Saúde (MS) e Povos Originários informaram fontes da sede do DSEI.
“Chicão”, num ato de fúria, segundo relatos verificados em redes sociais e plataformas digitais sob responsabilidade de Caciques da região, “do nada, o agora agressor da própria esposa, destruiu, também, equipamentos médicos, mobiliário e instalações do Pólo Base de Saúde na aldeia Apurinã”.
Possesso, com sinais de descompostura em visível estado de ira e raiva atípica, o técnico em enfermagem teria atingido outras pessoas presentes ao local após lançar objetos em direção à esposa. Porém, nenhuma ocorrência teria sido feita na Delegacia de Polícia da cidade de Lábrea.
O fato chegou ao conhecimento público através dos chefes indígenas que denunciaram ao agressor à Coordenadoria Municipal do Distrito Especial Sanitário Indígena (DSEI) que, segundo informações, “sem apurar de fato e profundamente a ocorrência no Pólo Base de Saúde, no Rio Sapatini, ao longo da Reserva Extrativista Ituxi (RESEX Rio Ituxi) “deu sinais que irá demitir o odontólogo Gylderon Magno,apesar vir recebendo a solidariedade dos indígenas da localidade e região”.
ENTENDA O CASO – Dona de uma beleza sem igual para os padrões da microrregião do rio Ituxi, Igarapé do Vera e da comunidade Volta do Bucho, a dois dias de embarcação da cidade de Lábrea, a médica Luciana Sampaio, segundo relatado a este portal de notícias. Luciana Sampaio,“não teve reação à atitude agressiva do marido”.
De porte físico avantajado, Francisco Pereira da Costa, “O Chicão” (veja foto), “surtou por ciúmes da mulher agredida dentro de um Pólo Base de Saúde Indígena”. Para servidores da DSEI e da aladeia Apurinã, do Rio Sapatini, o enfermeiro pareceu ter encarnado o espírito de um lendário Samurai do Japão antigo.
– Do nada, o enciumado “Chicão” passou a destruir tudo que via pela frente dentro do Pólo de Saúde”, garantiram testemunhas que juram denunciá-lo em Juízo, caso o Coordenador do DSEI, Cícero Apurinã, não tome as providências cabíveis, como de praxe. .
OUTRO LADO – Segundo disseram, ainda, as mesmas fontes, após as agressões com facas e vidros pontiagudos à médica Luciana Sampaio, ao odontólogo e a auxiliar de saúde, danificou equipamentos, utensílios, lotes de remédios, o fogão e as instalações do pólo base de saúde, acrescentaram.
– O episódio abalou a comunidade de indígena e do entrono da RESEX Ituxi, relataram.testemunhas que saíram ilesas
De acordo com informações atualizadas, apesar do relacionamento entre marido e mulher profissionais da saúde dentro das aldeias, “essa relação sempre foi proibida por normas do Ministério da Saúde e Povos Originários. No entanto, devido a proximidade de “Chicão” com o novo Coordenador do DSEI, em Lábrea, Cícero Apurinã, “possivelmente, essas normas vinham sendo violadas por ele, o agressor da própria esposa”.
A reportagem, na tentativa de esclarecer os fatos junto à Superintendência Federal da Saúde, na Coordenadoria Regional da Fundação dos Povos Indígenas (Nova FUNAI) e no DSEI no Amazonas, não obteve respostas ao contatos feitos na segunda-feira (11), até o fechamento desta edição.
VÍDEO : OLHA O QUE ELE FEZ
Vídeo: O enfermeiro “CHICAO”, virado num SAMURAI destruiu por ciúmes o Polo Base de Saúde Indigena São Pedro,Rio Sapini.
XICO NERY *
XICO NERY é Produtor Executivo de Rádio, Jornal, Televisão e Repórter Fotográfico. Trabalhou em A Notícia, Diário do Amazonas, Jornal O Povo do Amazonas, Portal do Zacarias, Rede Amazônica de Rádio e Televisão, Agência Amazônia de Notícias (DF), em agências da Amazônia e países da SUDAMERICA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DOURAN IMÓVEIS PROMOVE FEIJOADA PARA NOVOS CLIENTES
Comprar um imóvel é muito mais do que garantir um teto. é escolher o lugar onde novas histórias serão vividas! Na Douran Imóveis, sabemos...
-
Plantão Policial Foto: Divulgação Ramon foi amarrado, torturado e morto com chutes, socos e pauladas pelo grupo criminoso no bairro de Petró...
-
A última sexta-feira , 5 de setembro , foi de braçadas cheias de energia, sorrisos e superação no Rio Tarumã. O Instituto Pedro Nicolas rea...
-
Candidatura à reeleição do senador do MDB hoje está ligada ao pré-candidato de Lula ao Governo do Amazonas, o senador Omar Aziz. Cenário p...

Nenhum comentário:
Postar um comentário